Powered By Blogger

sábado, 17 de outubro de 2015

A oração dominical, o Pai Nosso - 10

RESUMO

95. — Para se ter uma visão geral sobre a Oração Dominical, basta saber que contém tudo que devemos desejar e tudo de que é preciso fugir e evitar.

Ora, entre os bens desejáveis, o mais desejado é também o mais amado. Por isto, no nosso primeiro pedido: santificado seja o vosso nome, pedimos a glória de Deus.

De Deus esperais para vós mesmos, três bens.

O primeiro é a vida eterna que pedis, quando dizeis: venha a nós o Vosso reino.

O segundo é que façais a vontade de Deus e a sua justiça, e o pedis dizendo: seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no céu.

O terceiro bem consiste em possuir as coisas necessárias para vossa vida, e as pedis assim: o pão nosso de cada dia nos dai hoje.

Destes três objetos de nossos desejos que são:

— o reino de Deus ou a vida eterna;
— a vontade de Deus e sua justiça;
— os bens necessários à vida desta terra, nos fala o Senhor dizendo: (Mt 6, 33):

buscai o reino de Deus
e sua justiça
e o resto vos será dado por acréscimo!

A isto correspondem exatamente os três objetos de nossos desejos, enumerados acima e solicitados no segundo, terceiro e quarto pedidos da Oração Dominical.

Dissemos também que o Pai nosso contém tudo de que devemos fugir e evitar. Precisamos fugir e evitar tudo que é contrário ao bem. O bem é aquilo que antes de mais nada desejamos. São quatro os bens que desejamos:

O primeiro é a glória de Deus. Bem ao qual nenhum mal se opõe. Diz-nos o livro de Jó: (35, 6) Se pecares em que prejudicarás a Deus? E se as tuas ofensas se multiplicarem, que farás tu contra Ele? Ademais, se agires como justo, que lhe darás? Com efeito, a glória de Deus resulta da punição do mal e da recompensa do bem.

O segundo bem, objeto de nossos desejos, é a vida eterna. Opõe-se ao pecado, porque, pelo pecado, perdemos a vida eterna. Também para afastar o pecado dizemos: Perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.

O terceiro bem consiste na justiça e nas boas obras. A tentação se opõe a uma e às outras, pois nos impede de realizar o bem. Para afastá-la, dizemos: e não nos deixeis cair em tentação.

O quarto bem são as coisas necessárias à nossa vida terrestre. E a estas são contrárias as adversidades e as tentações, por isso pedimos para removê-las: Livrai-nos do mal. AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário