Powered By Blogger

sábado, 23 de maio de 2015

Comportamento Católico na Missa

Por Melissa Bergonso

Missa Versus DeumTalvez poucas pessoas se perguntam como devem vestir-se para irem à Missa. Muito menos pessoas ainda se perguntam como devem portar-se dentro da Igreja e durante a Santa Missa. O que a maioria das pessoas não levam em conta é que saber sobre isso e ter consciência de pequenos detalhes de comportamento e vestimenta na Igreja e na Missa torna-se imprescindível para quem deseja ser bom católico, agradar a Deus e dar bom exemplo.
Para entendermos o “porquê” da modéstia e do bom comportamento na Igreja e na Missa, precisamos entender o que é o Santo Sacrifício da Missa. Recapitulando rapidamente com a definição de São Pio X: “A Santa Missa é o sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, oferecido sobre os nossos altares, debaixo das espécies de pão e de vinho, em memória do sacrifício da Cruz”.[1]

Modo de assistir à Missa

O Catecismo de São Pio X[2]  ensina que:
Para ouvir bem e com fruto a Santa Missa, são necessárias duas coisas: 1ª. modéstia exterior; 2ª. devoção interior.
modéstia exterior consiste particularmente em estar modestamente vestido, em observar o silêncio e o recolhimento, e em estar, quanto possível, de joelhos, excetuando o tempo dos dois evangelhos, que se ouvem estando de pé.
O melhor modo de praticar a devoção interior ao ouvir a Santa Missa abarca o seguinte:
1º. Unir, desde o começo, a própria intenção à do sacerdote, oferecendo a Deus o Santo Sacrifício para os fins por que foi instituído;
2º. Acompanhar o sacerdote em cada uma das orações e ações do Sacrifício;
3º. Meditar a Paixão e Morte de Jesus Cristo e detestar, de todo o coração, os pecados que Lhe deram causa;
4ª. A comunhão sacramental, ou ao menos a espiritual, ao tempo em que o sacerdote comunga.

Comportamento na Missa

Um assunto que não é muito abordado é o comportamento de um católico durante a Santa Missa. A maioria das pessoas entram na Igreja e mal fazem o sinal da cruz, outras ainda muito menos se importam em como estão se portando dentro da Igreja e durante o Santo Sacrifício do Altar. Não adianta alguém estar modestamente vestido e estar se comportando com indiferença e com desrespeito para com Nosso Senhor.
Primeiramente devemos ter em mente que, como disse Padre Pio de Pietrelcina[3] , devemos assistir a Santa Missa “como assistiram a Santíssima Virgem e as piedosas mulheres. Como assistiu São João Evangelista ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrifício cruento da Cruz”.
Em segundo lugar, mesmo estando modestamente vestidos na igreja, não devemos ficar de qualquer jeito ao assistir à Santa Missa, pois nosso comportamento deve remeter à piedade cristã.
A Santa Missa exige três posições dos fiéis: 1º. de joelhos; 2º. em pé; 3º. sentada. As três posições nos exigem posturas distintas, porém que denotem discrição, modéstia e recolhimento.
Na posição de joelhos, devemos manter o máximo possível a cabeça baixa, em sinal de recolhimento e oração, e olharmos para Nosso Senhor no momento da elevação da Hóstia e do Cálice Consagrados. Devemos também manter as mãos postas, piedosamente. Podemos também acompanhar os gestos e movimentos do Sacerdote para uma melhor apreciação e participação interior da Divina Liturgia.
Na posição em pé, não devemos ficar com os braços cruzados ou com as mãos abanando. Ao contrário, devemos deixá-las sempre juntas, se possível postas, em sinal de piedade, recato e oração.
Na posição sentada, não devemos cruzar as pernas, nem balançá-las para lá e para cá e nem mexê-las constantemente. Digo isso tanto para homens quanto para mulheres, mas mais especialmente para as mulheres. Perna cruzada na Igreja denota falta de respeito para com Deus e para com o próximo; perna cruzada feminina chama a atenção masculina. Mexer as pernas constantemente atrapalha a concentração da pessoa que está do seu lado e sua própria concentração, além de denotar inquietude interior. Estando sentados, devemos deixar as pernas juntas em sinal de recato e recolhimento.
Em qualquer das três posições, devemos evitar nos mexermos demais, pois isso denota inquietude e incapacidade de recolhimento interior. Temos que cuidar para que nossa postura inspire piedade e devoção aos outros. Devemos ter em mente que nós devemos sempre nos esmerar para dar bom exemplo e nos esforçar para agradarmos sempre a Deus.
O modo de ser e agir de um católico deve servir de testemunho e de exemplo de vida para as pessoas, sendo dentro da Igreja, sendo durante a Santa Missa ou até mesmo em outros lugares. Não são somente as vestes que fazem de alguém bom ou mau católico, mas todo um conjunto de práticas interiores e exteriores. Se “a boca fala daquilo que o coração está cheio” (Lc 6, 45) podemos dizer também que o exterior reflete aquilo que contém em seu interior. Portanto, devemos zelar e contribuir para que nosso exterior cresça na mesma medida e proporção que nosso interior, seja no modo de nos vestir, no modo de falar, no modo de agir e de nos portar. Que em todos os gestos, atitudes e palavras possamos agradar a Deus e ser como a Santíssima Virgem Maria: modesta em pensamentos, vestimentas, palavras e comportamento. “À exemplo da Virgem Santíssima, por amor a Jesus Cristo!”
Gostaria de indicar, para finalizar, um ótimo post: Comportamento na Santa Missa e Depois. Este texto é de uma carta do Santo Padre Pio a Annita Rodote e foi traduzido pela Andrea Patrícia, dona do blogMaria Rosa.
Que Deus nos dê forças para termos e lutarmos por uma vida santa!
—————
[1] São Pio X. Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã: Catecismo Maior de São Pio X. Edições Santo Tomás, 2005, p. 164-165.
[2] São Pio X. Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã: Catecismo Maior de São Pio X. Edições Santo Tomás, 2005, p. 166-167.
[3] A Missa do Padre Pio. Disponível em Capela.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário